Ativo 1

DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

PROBLEMAS NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS DE ICMS?

Descrição

Em razão das enchentes no RS, faz-se necessário a implementação de algumas ações emergenciais para sanar os problemas na emissão de documentos fiscais eletrônicos do ICMS, como a interrupção da operação de um dos Datacenters e a transferência da operação de alguns serviços para o ambiente tecnológico de nuvem.

Observamos que no momento todos os serviços relativos aos Documentos Fiscais eletrônicos do ICMS (DF-e) estão operando normalmente e, caso a empresa não esteja conseguindo utilizar esses sistemas, recomenda-se verificar se na configuração do seu ambiente virtual existe limite da comunicação de internet aos endereços IP dos Datacenters. 

Por exemplo: regra em firewall que restrinja a comunicação para determinados IP, fato que impede os sistemas da empresa de se comunicarem com o ambiente de nuvem.

Dessa forma, todas as comunicações, configurações de rede e regras devem ser direcionados para os endereços URL dos serviços, e não devem ser apontados para os endereços IP.

O endereço (URL) permanece inalterado e deve ser dos domínios sefazrs.rs.gov.br ou svrs.rs.gov.br.

Orientação importante para empresas usuárias de aplicações desenvolvidas em Java:

O novo ambiente de autorização de DF-e exige a utilização do TLS 1.3 por parte das empresas para o estabelecimento da conexão segura. O TLS 1.3, quando utilizado com Java JDK, provoca no ambiente Java a necessidade de uma correção reportada no relatório de bug da JDK - JDK-8268965, que descreve um problema de instabilidade nas conexões utilizando TLS 1.3. Desta forma, para as empresas que utilizam Java na sua aplicação de autorização, é necessário aplicar a correção acima mencionada.

 

Última Alteração em 16/05/2024 às 15:41

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